Pesquisar

Programa do CAM em parceira com a Universidade de Caxias do Sul recebe selo da ONU

O ForMigra – Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados, criado pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em parceria com cinco universidades, incluindo a Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi um dos quatro projetos inscritos pela universidade e certificados com o Selo ODS Educação 2023 neste segundo ano de participação da Instituição no grupo comprometido com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O selo ODS EDU estimula a atuação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, por meio do engajamento da comunidade acadêmica na elaboração de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo.

A Agenda é composta por 17 ODS relacionados às pautas ambientais e sociais, desdobrados em outras 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas no Brasil e no mundo.

Sobre o ForMigra
O Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados (ForMigra) é promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, ao lado de cinco universidades – a UCS é uma delas. Seu objetivo é preparar pessoas para o atendimento a migrantes e refugiados.

De acordo com o coordenador de Responsabilidade do CAM, Adriano Pistorelo, “esse reconhecimento evidencia o impacto social promovido pela instituição e suas parcerias acadêmicas em benefício da promoção e integração de pessoas migrantes e refugidas no Brasil, assim como a preparação de profissionais, voluntários na área e interessados para atuarem de forma qualificada na pauta migratória”.

Lançado em maio de 2022, o ForMigra já alcançou mais de 1.900 pessoas em todo o Brasil e exterior com formações gratuitas sobre migração e refúgio.

Da Equipe de Comunicação, com informações do portal UCS

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]